♥ A educação de "antigamente"...você se lembra? ♥

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Olá meninas, tudo bem?
Vocês não vão acreditar...mais o post de hoje não é sobre decoração, reciclagem ou coisas cute e sim sobre educação. Recebi um email da minha querida amiga Araci do blog Lar Doce Lar da Cici e me fez lembrar muito a minha infância...o tipo de educação que tive e até ri bastante. Acredito que algumas de vocês amigas também vão lembrar de alguma frase dita pela mãe de vocês.
Achei o email muito interessante e como gosto de dividir tudo que acho interessante com vocês...aqui estou eu!!! O texto é um pouco longo, mais vale à pena ler...chega a ser divertido.
Ensinamentos das mães de antigamente, coisas que nossas mães diziam e faziam...era uma forma de nos educar, hoje condenada pelos educadores e psicólogos. Mais funcionou muito bem conosco. Basta observar que não nos tornamos sequestradores, nem por isso calculamos a morte de nossos pais ou praticamos crimes de qualquer ordem.
Infelizmente esses ensinamentos nos dias de hoje são criticados, mas foram eles de grande valia em nossas vidas.

Para lembrar, rir e ouvir em pensamento a voz da mamãe!!!



mãe! 
 Minha mãe me ensinou a valorizar o sorriso...
" Me responde de novo que eu te arrebento os dentes!"

Minha mãe me ensinou a rentidão...
" Eu te ajeito nem que seja na pancada!"

Minha mãe me ensinou a dar valor no trabalho dos outros...
"Se você e seu irmão querem se matar, vão lá pra fora. Acabei de limpar a casa!"

Minha mãe me ensinou lógica e hierarquia...
" Porque eu digo que é assim e ponto final! Quem manda aqui?"

Minha mãe me ensinou o que é motivação...
" Continua chorando que eu vou te dar uma razão verdadeira para você chorar!


Minha mãe me ensinou a contradição...
"Fecha a boca e come!"

Minha mãe me ensinou sobre antecipação..." Espera só até seu pai chegar em casa!"

Minha mãe me ensinou sobre paciência...
"Calma...quando chegarmos em casa você vai ver só!"
Minha mãe me ensinou a enfrentar desafios...
" Olhe para mim! Me responda quando eu te fizer uma pergunta!"

Minha mãe me ensinou sobre raciocínio lógico...
"Se você cair dessa árvore vai quebrar o pescoço  e eu vou te dar uma surra!"
Minha mãe me ensinou sobre o reino animal...
" Se você não comer essas verduras, os bichos da sua barriga vão comer você!"

Minha mãe me ensinou sobre genética...
" Você é igualzinho seu pai!"

Minha mãe me ensinou sobre raízes...
" Tá pensando que nasceu de família rica é?"

Minha mãe me ensinou sobre a sabedoria de idade...
" Quando você tiver a minha idade você vai entender!"

Minha mãe me ensinou sobre justiça...
" Um dia você terá seus próprios filhos e eu espero que eles façam para você o mesmo que você faz para mim! Ai você vai ver o que é bom!"

Minha mãe me ensinou a religião...
" Melhor rezar pra essa mancha sair do tapete!"

Minha mãe me ensinou o beijo do esquimó...
" Se rabiscar de novo, eu esfrego o seu nariz na parede!

Minha mãe me ensinou contorcionismo...
" Olha só essa orelha! Que nojo!"

Minha mãe me ensinou determinação...
" Vai ficar ai sentado até comer toda a comida!"

Minha mãe me ensinou habilidades como ventríloco...
" Não resmunga, cala essa boca e me diga por que é que você fez isso?"

Minha mãe me ensinou a ser objetivo...
" Eu te ajeito numa pancada só!"


Minha mãe me ensinou a escutar....
" Se você não abaixar o volume eu vou ai e quebro esse rádio!"

Minha mãe me ensinou a ter  gosto pelos estudos...
" Se eu for ai e você não tiver acabado essa lição, você já sabe!"

Minha mãe me ajudou na coordenação motora...

" Junta agora esses brinquedos! Pega um por um!"

Minha mãe me ensinou números...
" Vou contar até dez, se esse vaso não aparecer você leva uma surra!"


Obrigado mãe...eu não virei bandido e sou uma pessoa do bem!!!








9 comentários:

sheyla xavier on 3 de junho de 2013 às 16:52 disse...

Vania, muito legal... É essa educação que falta em muitos lares por ai... adorei...

bjossss e boa semana.

Anônimo disse...

Já tinha lido este post, recebi um dia por e-mail.
Beijos, ótima terça-feira.

simone on 4 de junho de 2013 às 08:52 disse...

Gente.Vi minha mãe na minha frente agora dizendo alguma dessas frases,kkkk. Realmente a educação sobre as crianças e os jovens de hoje estão deixando a desejar.Tento passar alguns ensinamentos para meus filhos sobre o que eu aprendi na minha infância.Aprender a respeitar principalmente os pais para que possam respeitar o próximo.Saber lidar com o mundo lá fora pois hoje em dia, não está nada fácil.
Bjs.

araci on 4 de junho de 2013 às 09:33 disse...

Minha educação foi assim, fora o que tive no colégio São Vicente de Paula, dirigido por freiras severas, só tenho que agradecer por ter sido dessa maneira. A evolução veio só para piorar e nada para melhorar. Mas vamos confiar em DEUS e sempre continuar a usar a educação tradicional, antiga, que pode ser camuflada com outras palavras, mas sempre firmes e com muito amor.Fico super feliz em compartilhar tudo que é bom com você, minha querida amiga do coração. Um enorme beijo.

Calma que estou com pressa! on 4 de junho de 2013 às 11:37 disse...

oii
ai morri agora
e era bem assim mesmo
acho que todas falavam deste jeito
mas ninguem ficou traumatizado
e sabe q alguns destes itens eu fiz com meus filhos
mas nunca contei ate dez
chegava no máximo até 3 rsrs
adorei
bs
lu

Regina on 4 de junho de 2013 às 17:07 disse...

Vania querida

Nossa, me lembrei de tantas coisas. Era assim

mesmo, e funcionava, né?

beijo carinhoso

Regina Célia

rosiarts on 5 de junho de 2013 às 10:52 disse...

Parece minha mãe falando, era desse jeitinho, sei tirar nem por, eu também não virei bandido, rsrs!
Agora quem quer educar as crianças é a Dilma, querendo obrigar todo mundo a colocar os filhos nas creches, se não recebe bolsa família, no meu tempo meus pais trabalhavam muito pra monos sustentar,e não tinha esse tanto de bolsa..... e por aí vai.
Amei o post, obrigada por compartilhar, isso nossas mães ensinaram também, né?
Bjus. Rose.

madeira em forma on 25 de junho de 2013 às 07:26 disse...

Nooosa, Vânia, vi minha mãe em pessoa nesse texto. A gente aprontava e ela chamava láaaa de longe "vem aqui!!" e a gente sabia que ia levar puxão de orelha, e mesmo assim ia até ela, pois sabia que se não fosse depois o "bicho" pegava. Somos todos orelhudos lá em casa. rsrsss... Já havia lido esse texto, mas valeu ler de novo. As mães eram inteligentes nas colocações das palavras. Ainda hoje repito algumas frases para meus filhos e as vezes a gente cai na risada juntos de tão absurdas as promessas. Saudades da infância, até dos puxões de orelha. Sabemos que nossos pais deram o melhor de si e esperamos que seja assim conosco. Que bom que temos lembranças boas e trazemos conosco valores bons. Que bom que somos do bem.
Beijos, me diverti e chorei de saudade.

Chá Mate com Pinhão on 5 de agosto de 2013 às 18:10 disse...

Muito bom, ouvi a voz da mamãe muitas vezes durante a leitura!!
E como funcionava rsss...
Bjos

Postar um comentário

Adoro quando você comenta!!!! Então me faça feliz e deixe um comentário!!!!Obrigada.

 

Casa de Boneca Decor Copyright © 2013 Layout por Cali Criativa ♥